domingo, 14 de junho de 2009

A Embocadura

EMBOCADURA




Embocadura é o nome que se dá à complexa posição formada pelos lábios de um pessoa que toca um instrumento de sopro.
Cada instrumentista tem uma embocadura muito própria. É portanto um dos principais motivos que torna cada instrumentista único. Cabe ao músico, suprir suas dificuldades e adaptar-se, para tocar seu instrumento cada vez melhor. Existem porém alguns princípios básicos na construção da embocadura de um instrumentista da classe dos metais. A Embocadura é algo muito importante, pois é aí que se forma o som. Sem uma boa vibração não há um bom som, ou seja, se a vibração não for bem formada é quase impossível melhorar o som. Porém, certos ruídos na vibração, não se ouvem a uns metros de distância. A sensação que têm varia muito com espaço.
A vibração é criada pela passagem de ar entre os lábios a variadas tensões. Como os lábios estão muito próximos, vibram, provocando um som audível causado pelo atrito entre os lábios e a concentrada coluna de ar. Este processo é repetido, a uma velocidade que varia mediante a freqüência do som pretendida. Por exemplo, ao Lá 3 (440Hz) corresponderá uma vibração de 440 vezes num segundo, ou seja: a vibração dos lábios coincide com a freqüência do som.



POSICIONAMENTO DO BOCAL



“O Bocal deve ser colocado no meio dos lábios, dois terços no lábio inferior e um no lábio superior [...] Os trompistas geralmente colocam o bocal dois terços no lábio superior e um terço no inferior, que é precisamente o inverso do que eu acabo de recomendar para o trompete; mas não devem ser esquecidas que existem na formação deste instrumento, bem como no método como é segurado ...”. A maioria dos trompistas utiliza este tipo de posicionamento do bocal, embora haja algumas variações. Existem duas formas de colocar o bocal nos lábios, a forma dita “normal” e a Alemã. A “normal” diz que o bocal deve ser colocado sob os lábios,. enquanto que a Alemã se apóia na teoria de que o bocal é apoiado na parte interna do lábio inferior (na zona úmida) e sob o lábio superior. Há que considerar ambas de forma diferente: enquanto que a Alemã irá resultar num som bastante suave, com bastante certeza nas progressões entre sons agudos e graves, e com estudo podem ser facilmente trabalhado, todo o registro, os sons mais agudos irão responder melhor se for utilizada a maneira “Normal”, contudo, haverá mais problemas nas transições entre registros (grave-agudo e vice-versa) e o som tem características mais duras no que diz respeito à qualidade para além te terem a necessidade de adotar a maneira Alemã quando passam para o registro grave. É claro que para cada regra há sempre exceções. Atualmente a maioria dos trompistas utiliza a maneira “Normal”, mas mantiveram-se as influências Alemãs “O Método moderno de colocação do bocal nos lábios tomou os melhores pontos de ambas as maneiras e acenta-se na maneira “normal”, mas com menor quantidade de lábio inferior em contacto com o bocal”.




O QUE É PRECISO PARA TOCAR



Para tocar instrumentos de sopro é preciso que os músculos da embocadura tenham resistência suficiente para fazer face aos solos, peças, concertos, e ao crescente número de exigências sonoras. Resistência muscular só se obtém através de um estudo intensivo e regular. “Um atleta não ganha a sua resistência passeando em volta do quarteirão, e o músico não conseguirá a sua com uma meia-hora de prática diária.” Terá que ser um estudo de grandes quantidades, mas a qualidade deverá ter primazia. O estudo deve-se intercalar com bastante descanso. À medida que os músculos começarem a ceder, não se deve parar. Dever-se-á continuar, reduzindo apenas as dinâmicas utilizadas. O mesmo acontece com todos instrumentistas dos metais. Existem várias teorias, no que respeita à pressão do bocal, mas aquela que tem mais aceitação, acenta no fato de ser necessária alguma pressão, com moderação. A pressão é necessária, para fechar hermeticamente os lábios, em relação ao bocal, para evitar que o ar escape pelos cantos da boca. Uma certa quantidade de pressão é necessária, não só para tocar as notas, mas também para proporcionar uma boa qualidade sonora. A pressão revela alguma ligeira e temporária facilidade no que consta à obtenção das notas no registro agudo. Tal ocorrência deve-se ao fato de a pressão extra provocar uma redução no tamanho da abertura. No início deste século, por diversas vezes foi utilizada a expressão “non-press embochure” (embocadura sem pressão), chegando-se mesmo a recomendar o estudo com o instrumento em superfícies lisas, ou pendurado com cordas.



O MATERIAL DO BOCAL




O material do bocal influencia bastante o volume e qualidade do som. Depois de algumas experiências alguns instrumentistas consideraram que cobre era o melhor material para o fino tubo do bocal a e prata o melhor para o copo e o anel. Não existe um bocal perfeito, de início, quase todos parecem ser únicos e perfeitos, pois, como são diferentes, vão utilizar músculos que estavam em repouso, logo, respondem melhor.